Aguarde, carregando...
De acordo com dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o Brasil recicla apenas 4% das 80 milhões de toneladas de lixo por ano. No Brasil, 30% de todo lixo produzido tem potencial para reciclar. No entanto, apenas 3% deste total é de fato reciclado.
Quando o foco é apenas no plástico, o país é o quarto maior produtor do mundo, mais de 11 milhões de toneladas geradas anualmente e recicla apenas 1,3%.
Desse modo, a reciclagem se torna uma excelente alternativa para o problema de resíduos sólidos urbanos descartados incorretamente no meio ambiente.
O destino do material que não é reciclado são os aterros sanitários ou lixões. Ao reciclar o lixo contribuímos para: a conservação de recursos naturais, geração de mais empregos e mais renda, melhora a limpeza das cidades, evita a poluição do meio ambiente e desenvolve a consciência ambiental.
Você sabia que com pequenas ações em casa é possível auxiliar na reciclagem?
Com pequenas atitudes no dia-a-dia e dentro de casa é possível ajudar na preservação ambiental. Confira as 4 dicas que separamos para você:
Sendo um material bastante utilizado por todos e com a decomposição tóxica, os equipamentos eletrônicos devem ser descartados em locais específicos. Escolas, lojas de produtos e outros locais que possuam um ponto de coleta específico. Acesse o site da prefeitura de sua cidade para mais informações.
A conscientização ambiental das crianças deve-se começar em casa. Não é preciso muito para introduzir a conscientização ambiental e a importância de reciclar na rotina das crianças. Assim, é possível aproveitar os momentos do cotidiano para falar sobre meio ambiente e sustentabilidade com elas.
A criança passa a vivenciar a experiência com o meio ambiente, tendo a oportunidade de compreender sua complexidade. Essa percepção permite elas pensarem a longo prazo desde cedo, tendo em mente que as atitudes sustentáveis são fundamentais para a preservação ambiental.
A compostagem é um processo que transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, podendo ser utilizada na agricultura, em jardins e em plantas, substituindo o uso de produtos químicos, além de contribuir para a redução dos gases do efeito estufa.
A composteira caseira tem como vantagem: a diminuição em até 50% o lixo descartado por uma família, reduzindo o acúmulo de resíduos em lixões e aterros sanitários; redução da emissão de gás metano, um dos causadores do efeito estufa; produção de um fertilizante natural, sem o uso de produtos tóxicos; redução das queimadas, já que os resíduos orgânicos ganham um destino mais adequado e incentiva sobre a conscientização ambiental. Assim como a horta caseira, ela pode ser feita utilizando Caixas Plásticas.
Todos devem fazer a sua parte, a começar por guardar o lixo até encontrar um lugar adequado para descartá-lo.
Em casa, o primeiro passo é separar os materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) do lixo comum (orgânico). Mas a reciclagem em casa vai muito além. É preciso também esvaziar as embalagens. Desse modo, retirar todo o líquido ou excesso de resíduos, evitando que outros materiais recicláveis sejam contaminados.
Em alguns casos pode ser necessário lavar as embalagens. Assim, você evita o meu cheiro e o aparecimento de insetos que são atraídos pelos restos de comida. Retire também as tampas e amasse as embalagens, isso auxilia a reduzir o volume de lixo reciclado.
Depois, procure saber se há coleta seletiva na sua cidade. Caso não haja, procure a cooperativa de reciclagem mais próxima de você. Se informe sobre quais materiais eles recolhem e como a coleta pode ser feita. Lembre-se que a coleta seletiva é realizada por cores para facilitar a separação dos materiais recicláveis.
Para uma reciclagem eficiente em casa é necessário que também haja uma correta separação de resíduos. Por isso, desenvolveu-se o método de lixeiras de diferentes cores, cada uma para um tipo de resíduo. A fim de ajudar as pessoas a identificar e separar corretamente o seu lixo.
Segundo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), existe uma padronização internacional de dez cores de lixeiras para cada tipo de resíduo, sendo elas:
Azul: papel/papelão;
Vermelho: plástico;
Verde: vidro;
Amarelo: metal;
Preto: madeira;
Laranja: resíduos perigosos (como pilhas e baterias);
Branco: resíduos de hospitais e serviço de saúde;
Roxo: lixo radioativo;
Marrom: lixo orgânico;
Cinza: lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível.
A TNA Plast contribui com a sociedade e com a natureza. Sendo sustentável em fontes renováveis, minimizando, desse modo, a utilização de recursos naturais. Todo material utilizado no processo de injeção é proveniente da reciclagem do plástico que seria descartado no meio ambiente. Evitando, assim, que sejam depositados no meio ambiente de maneira incorreta.
Conheça a nossa linha completa de produtos que auxiliam na reciclagem do lixo em casa: lixeira com pedal, lixeira com balde removível, lixeira com cesto removível e cestos de lixo.
TNA PLAST – Estrada Masakasu Hayashida, n° 1.700, Galpão 2, Itapetinga, CEP: 12945-896 – Atibaia/SP
Ponto de referência:
Próximo ao KM 42,5 da Rodovia Fernão Dias “sentido MG” – “Entre o Frango Assado e o Spani Atacadista”