Aguarde, carregando...
O plástico faz parte do nosso dia-a-dia. Basta olhar ao redor para ver que muitos produtos são feitos desse material. No entanto, apesar de a sociedade estar cada vez mais consciente sobre o seu uso e dos conceitos de sustentabilidade, ainda há o descarte do plástico de maneira inadequada, que polui os oceanos e a natureza.
Dessa forma, a reciclagem do plástico se torna a principal maneira de salvar o meio ambiente, assim como dar um novo uso, principalmente, para os produtos que tem o polipropileno (PP) como matéria-prima. E a indústria realiza um papel fundamental no processo de reaproveitamento desse material.
O Polipropileno (PP) é um termoplástico, ou seja, em contato com altas temperaturas torna-se maleável para ser transformado em outros produtos. Sendo mais suscetível à decomposição, faz com que o seu uso seja mais adequado para o planeta. Além disso, ele é reciclável, possuindo o número 5 como código de identificação de reciclagem.
Por esse motivo, a reciclagem do polipropileno é uma atividade que vem crescendo nas indústrias e empresas que se beneficiam de novos produtos que surgem através da injeção desse termoplástico. O polipropileno é um dos plásticos mais utilizados na área industrial atualmente, sendo usado nas produções dos mais variados produtos e estando presente no dia a dia das pessoas.
Existem três tipos de reciclagem dos plásticos, que geram diferentes produtos e benefícios. Sendo elas:
A reciclagem mecânica de plásticos é um dos métodos mais comuns realizados atualmente e consiste em transformar os plásticos pós-industrial e pós-consumo em pequenos grânulos, através do processo de moagem. Essas pequenas partículas podem ser utilizadas na fabricação de novos materiais plásticos.
O processo da reciclagem mecânica ocorre da seguinte maneira: o plástico é coletado por meio de associações de catadores, cooperativas e pela coleta municipal; em seguida, no processo de triagem, ocorre a separação dos diferentes tipos de plásticos e a limpeza retirando os restos de sujeira dos conteúdos. Por fim, o plástico granulado é produzido se transformando em matéria-prima para novos produtos.
A reciclagem química reprocessa o plástico para transformá-lo em materiais petroquímicos básicos. Assim, servindo de matéria-prima para a criação de produtos de alta qualidade. Entretanto, o modelo químico necessita de grandes quantidades de plástico para ser economicamente viável.
A reciclagem energética transforma através da incineração o plástico em energia térmica e elétrica. Desse modo, aproveitando o poder calorífico presente nos plásticos. Apesar desse tipo de reciclagem não ser realizada no Brasil, ela é muito utilizada no exterior, como na Noruega.
Os produtos injetados da TNA Plast são fabricados a partir da matéria-prima reciclada. Plástico que quando não aproveitado, vai parar nos oceanos, lixões, aterros, ruas e bueiros.
Assim, mantemos o equilíbrio entre a sustentabilidade, o meio ambiente e o planeta. Conheça a nossa linha de produtos que auxiliam na destinação correta do lixo: lixeiras basculantes, lixeira papeleira, lixeira com pedal, coleta seletiva de 50 litros, coleta seletiva de 60 litros, carrinhos coletores e containers.
TNA PLAST – Estrada Masakasu Hayashida, n° 1.700, Galpão 2, Itapetinga, CEP: 12945-896 – Atibaia/SP
Ponto de referência:
Próximo ao KM 42,5 da Rodovia Fernão Dias “sentido MG” – “Entre o Frango Assado e o Spani Atacadista”