Aguarde, carregando...
No próximo dia 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo que no último ano sofreu com grandes focos de incêndio e o aumento do desmatamento ilegal, além da disposição incorreta de lixo no local, como os plásticos. Gerando debates cada vez maiores sobre uso deste material.
Em todo mundo, são produzidas 340 milhões de toneladas de plástico por ano. Por ser um material versátil, moldável, flexível, acessível, resistente e reciclável, pode ser usado em diversas aplicações. Porém, debates sobre a redução do uso de plásticos e proibição do uso deste material ganhou força nos últimos anos. Países da União Europeia e a China, por exemplo, pretendem banir o uso do plástico nos próximos anos. A justificativa está relacionada à poluição causada por este material que quando não descartado de maneira correta vai parar nos oceanos prejudicando a vida marinha, ou nas florestas, afetando a vida animal terrestre.
Ao proibir o uso de plásticos, os seres humanos passarão a utilizar outros materiais, como papel, vidro, tecido e metal. O que ainda não acabaria com os dois principais problemas encontrados atualmente: a geração de lixo e o descarte incorreto no meio ambiente, que muitas vezes acaba sendo descartado nos oceanos e nas florestas, como a Amazônia.
Segundo um estudo realizado pela Northern Ireland Assembly, o impacto ambiental real do plástico versus as alternativas de substituição é algo complexo e merece cuidado ao ser debatido. Por exemplo, é necessário quatro vezes mais energia para fabricar um saco de papel do que fabricar uma sacola plástica, e o mesmo vale quando se compara com sacolas reutilizáveis de pano feitas de algodão. Além disso, o mesmo estudo mostra que a sacola de pano precisa ser utilizada 7.100 vezes antes de sua produção ter um impacto ambiental menor que a de plástico. E isso apenas falando de papel e tecido, que mesmo assim, ainda se decompõem um pouco mais rápido na natureza se comparado a outros materiais.
Todo material plástico é potencialmente reutilizável ou reciclável. Uma vez que o problema não é o plástico em si, e sim a maneira como se lida com ele. Sendo a conscientização e a reeducação da sociedade em relação a este material o primeiro passo.
Reutilize os materiais plásticos e comece a reciclagem na sua casa. Separe o lixo seco, do lixo orgânico. Além disso, procure saber se há coleta seletiva na sua cidade. Caso não haja, procure a cooperativa de reciclagem mais próxima de você. Lembre-se de se informar sobre quais materiais eles recolhem e como a coleta pode ser feita.
Separando o seu lixo, você não estará apenas evitando que o plástico seja depositado no meio ambiente de forma incorreta, mas materiais como papel, vidro e metal também.
Se preocupar com a natureza é pensar nesta e nas futuras gerações. Utilizando os produtos da TNA Plast, você contribui com o equilíbrio entre a sustentabilidade, meio ambiente e planeta.
Conheça nossos produtos sustentáveis que auxiliam no descarte correto do lixo: coleta seletiva de 50 litros, coleta seletiva de 60 litros, lixeira com pedal, carrinhos coletores, containers de lixo e cestos de lixo.
TNA PLAST – Estrada Masakasu Hayashida, n° 1.700, Galpão 2, Itapetinga, CEP: 12945-896 – Atibaia/SP
Ponto de referência:
Próximo ao KM 42,5 da Rodovia Fernão Dias “sentido MG” – “Entre o Frango Assado e o Spani Atacadista”