Aguarde, carregando...
Hoje (29) é comemorado o Dia Mundial da Biodiversidade, a data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar os ecossistemas e a diversidade ecológica do mundo.
Segundo a World Wide Fund for Nature (WWF), no mundo são conhecidas cerca de 1,5 milhões de espécies de animais, microrganismos e plantas, mas calcula-se que devem existir pelo menos 10 milhões de espécies em nosso planeta. O Brasil detém cerca de 20% de todas as espécies conhecidas pela ciência. Toda essa variedade de seres e ecossistemas é graças à extensão territorial de nosso país, com diferentes biomas e climas.
Biodiversidade, também conhecida como diversidade ecológica, é toda a riqueza e variedade de flora, fauna e microrganismos que fornecem matéria-prima, alimentos, remédios, entre outros, para os seres humanos.
Quando se fala sobre biodiversidade, refere-se à variedade da vida no planeta. Desse modo, inclui-se a variedade genética das espécies de flora, fauna e microrganismos, além da variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas, variedade de habitats e comunidades.
A diversidade biológica é uma das propriedades mais importantes da natureza, sendo responsável pelo equilíbrio e a estabilidade dos ecossistemas.
A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, são algumas das ameaças à biodiversidade. Por exemplo, anualmente, são desmatados cerca de 17 milhões de florestas tropicais em todo o mundo, afetando as espécies que habitam estes lugares que podem ser extintas nos próximos 30 anos.
Além disso, a exploração excessiva de algumas espécies também pode causar a sua completa extinção. Outro problema está na alta da poluição do ar, rios, oceanos e lençóis freáticos, o que pode causar ainda mais ameaças às diversidades ecológicas locais.
Separamos abaixo alguns hábitos que você pode adotar para colaborar com a preservação da biodiversidade do planeta Terra.
Sabemos que a reciclagem traz muitos benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade. Esse processo possibilita que os materiais voltem ao ciclo produtivo, não sendo necessária a utilização de novos recursos naturais e os resíduos sejam descartados de forma incorreta no meio ambiente.
A reciclagem pode ser realizada em casa, separando os materiais reciclados (vidros, plásticos, metais e papéis) do lixo orgânico. Esses materiais podem ser enviados para a coleta seletiva de sua cidade ou cooperativas de reciclagem mais próximas.
Reutilizar é atribuir uma nova utilização a alguma coisa. Sendo, desse modo, um hábito que traz benefícios à vida pessoal e contribui para a preservação da natureza, ao não utilizar Recursos Naturais para a fabricação do mesmo produto. Como, por exemplo, em seu ambiente de trabalho você pode manter um copo ou uma xícara, assim evita o desperdício e a utilização de vários copos descartáveis durante o dia.
Todo resíduo gerado deve ser descartado de forma correta. Procure locais apropriados para o descarte de resíduos nocivos ao meio ambiente. Como, por exemplo, pilhas, baterias, lixo hospitalar e óleo de cozinha.
O descarte correto evita a contaminação da água, do solo e do ar e que chegue à fauna e à flora. Além disso, previne a transmissão de doenças. No momento de pandemia atual no qual estamos vivendo, isso acaba se tornando uma atitude fundamental.
Evite o desperdício de alimentos
Cerca de um terço da comida produzida no mundo é jogado fora e boa parte desse desperdício acontece em casa. Dessa forma, evite fazer grandes estoques de alimentos, aproveite-os em sua totalidade.
Uma forma eficaz de diminuir os impactos à biodiversidade, quando descartados de forma incorreta, é a realização da compostagem.
Além de contribuir na redução da emissão de gás metano, esta técnica ainda permite a geração do húmus. O húmus é um adubo natural que pode ser utilizado na agricultura, em jardins e plantas. Substituindo, assim, o uso de produtos químicos nocivos ao meio ambiente. Saiba como fazer uma composteira caseira usando caixas plásticas.
A Terra é conhecida como Planeta Água, pois mais de 70% da sua superfície é coberta por esse recurso, mas ele é finito. Ou seja, ela pode acabar daqui a alguns anos se a sociedade não começar a se conscientizar sobre seu uso
Ser um consumidor consciente não significa deixar de comprar, mas planejar suas compras, consumindo apenas o necessário, reutilizando e reciclando. Além de valorizar empresas que tenham ideias sustentáveis.
Incentivar à preservação da biodiversidade significa garantir um mundo melhor para essa e futuras gerações. Se cada um fizer a sua parte por meio de pequenas ações do dia-a-dia, podemos garantir um futuro mais verde e sustentável.
A TNA Plast conta com uma linha especial de produtos que auxiliam na conservação da diversidade ecológica do planeta. Conheça-os e escolha o melhor para a sua necessidade neste Dia Mundial da Biodiversidade.
TNA PLAST – Estrada Masakasu Hayashida, n° 1.700, Galpão 2, Itapetinga, CEP: 12945-896 – Atibaia/SP
Ponto de referência:
Próximo ao KM 42,5 da Rodovia Fernão Dias “sentido MG” – “Entre o Frango Assado e o Spani Atacadista”