Aguarde, carregando...
Ao passo que, o que era lixo se transforma em matéria-prima, em novo insumo para a indústria, sendo reintroduzida no ciclo produtivo.
De fato evolução da coleta seletiva no Brasil tem sido mais intensa nos últimos cinco anos.
Desde que o envolvimento de prefeituras municipais tende a crescer na medida em que a população passa a cobrar uma postura proativa de seus governantes.
Em 1994, 81 municípios faziam a coleta seletiva em escala significativa. Em 2004 este número avançou para 237 e em 2006 alcançou 327.
Os programas de maior êxito são aqueles em que há uma combinação de metodologias de coleta seletiva. Ou seja Coleta Porta-a-Porta, Entrega Voluntária e Cooperativa de Catadores.
No Brasil, o aspecto social relacionado à coleta seletiva, através da inserção dos catadores de materiais recicláveis no processo é fator determinante.
Em cerca de 45% dos programas analisados, estão estabelecidas parcerias entre prefeituras e cooperativas de catadores.
Muitos projetos empresariais, como por exemplo, a entrega voluntária de recicláveis em redes do varejo, tem sido vinculada às cooperativas de catadores.
A questão social ganha força a cada dia, principalmente pelas novas oportunidades de trabalho e renda oferecidas a uma parte da população, infelizmente excluída do mercado de trabalho face ao seu baixo grau de especialização; e mesmo de alfabetização.
Então, os catadores de materiais recicláveis passaram a ter um papel fundamental na sociedade. Sobretudo é na coleta de materiais recicláveis que encontram fonte regular de renda que lhes permite uma vida digna.
A organização em cooperativas tem permitido um salto significativo na qualidade do trabalho desempenhado pelos catadores, tornando-os legítimos empreendedores. Através da coleta seletiva estes indivíduos têm sua cidadania resgatada.
O setor empresarial brasileiro também encontrou no catador o parceiro ideal para o exercício de parte de sua responsabilidade social e ambiental.
A reciclagem é solução para inúmeros problemas! Faz bem para o planeta e para a economia!
TNA Plast – sua solução sustentável.
TNA PLAST – Estrada Masakasu Hayashida, n° 1.700, Galpão 2, Itapetinga, CEP: 12945-896 – Atibaia/SP
Ponto de referência:
Próximo ao KM 42,5 da Rodovia Fernão Dias “sentido MG” – “Entre o Frango Assado e o Spani Atacadista”