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É muito comum que marcas de bens de consumo divulguem seus compromissos ESG (relativos às boas práticas ambientais, sociais e de governança), e, entre eles, afirmem que suas embalagens são ou serão recicláveis. No entanto, isso não significa necessariamente um ganho para o planeta. Sustentabilidade vai além do que é reciclável.
Mesmo que um produto seja feito de material reciclável e seja descartado corretamente, não há garantias de que ele será reinserido na cadeia produtiva. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 3% de todo o resíduo no Brasil é efetivamente reciclado. Esse número mostra que temos um longo caminho a percorrer para garantir que os materiais recicláveis sejam realmente reciclados.
Para isso, é necessário um esforço maior de todos os agentes envolvidos: consumidor, indústria e cooperativas recicladoras. Embora a concepção de embalagens com materiais recicláveis seja um primeiro passo importante, é fundamental garantir que a economia circular funcione efetivamente. Isso inclui manter um portfólio de produtos feitos com materiais reciclados, comprovando a logística reversa eficaz da marca e reinserindo o material no processo produtivo.
Um dos maiores desafios para aumentar as taxas de reciclagem é a falta de educação e conscientização entre os consumidores. Hoje, apenas um terço dos brasileiros sabe descartar corretamente o lixo. Desse modo, para melhorar essa situação, é necessário conhecer os itens passíveis de reciclagem, realizar sua limpeza prévia e separação adequada para evitar a contaminação com resíduos orgânicos.
A educação ambiental deve andar junto com a remuneração pela devolução de embalagens recicláveis. Estimular a sociedade a devolver essas embalagens, como já ocorre em vários países da Europa, em troca de alguma recompensa monetária, pode ser um caminho promissor. No entanto, isso precisa ser complementado com uma forte ênfase na educação ambiental para garantir um maior engajamento da população.
O fortalecimento do pilar educativo é fundamental para garantir que um número maior de insumos chegue aos catadores e cooperativas, que desempenham um papel crucial na cadeia de reciclagem. Além disso, as associações de coleta seletiva representam um ativo importante para a indústria, ajudando a retornar as embalagens à indústria beneficiadora para serem recicladas.
Para alcançar uma sustentabilidade real, precisamos ir além da simples reciclabilidade das embalagens. Com o compromisso e esforço de todos os envolvidos – consumidores, indústria e cooperativas recicladoras – podemos aumentar as taxas de reciclagem e garantir que as embalagens recicláveis sejam realmente recicladas. Dessa forma, a expressão “sou reciclável” será fortalecida pelo “sou reciclado”, beneficiando tanto o planeta quanto as futuras gerações.
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Próximo ao KM 42,5 da Rodovia Fernão Dias “sentido MG” – “Entre o Frango Assado e o Spani Atacadista”