Aguarde, carregando...
O Dia da Amazônia é comemorado em 05 de setembro, quando a data foi instituída pela lei federal 11.621/2007, tendo como o objetivo conscientizar a população sobre a importância da maior floresta tropical do mundo. O bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático da Terra.
Atualmente, a Amazônia está ameaçada por constantes desmatamentos ilegais e queimadas, que afetam não apenas a fauna e flora, mas também a população ao seu entorno e o equilíbrio ambiental. Além da poluição de lixo na floresta e nos rios, acende um alerta sobre a preservação do lugar.
Proteger a Amazônia é essencial para que ela continue fazendo o papel de nos proteger. A floresta amazônica garante a ocorrência de chuvas para a maior parte do continente sul-americano. Além disso, ela é um agente importante quando se fala sobre o combate às mudanças climáticas.
A Amazônia também abriga uma imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, inclusive alguns ameaçados de extinção. Ela também é berço da maior bacio hidrográfica do mundo, no rio Amazonas. Ou seja, quando falamos de Amazônia estamos falando sobre o maior e mais importante bioma para a sobrevivência na Terra, mas ela vem sendo destruído por diversas ações do ser humano. E precisamos começar a repensar nossas atitudes diárias se quisermos oferecer um futuro melhor e mais sustentável para as próximas gerações.
O desmatamento, as queimadas, a garimpagem, o agropastoreia, a biopirataria e a poluição de resíduos descartados de maneira errada na natureza representam os principais problemas ambientais enfrentados pelo bioma amazônico. O conjunto formado por essas ações devastadoras é responsável por graves mudanças climáticas em todo o planeta. Como o aquecimento global, o desaparecimento de espécie de animais e plantas, e os impactos de cada vez mais graves do lixo nos leitos dos rios e na própria floresta.
Preservar a Amazônia pode ser compromisso até de quem mora bem longe dela. Confira as sugestões de atitudes para incluir no seu dia-a-dia.
Seja por trabalho voluntário, doação de recursos, abaixo-assinados, participação de movimentos, qualquer forma de dar voz aos movimentos em prol da Amazônia é válida. Desse modo, busque por iniciativas que auxiliam na preservação da floresta e no fortalecimento dos povos da Amazônia.
Você sabia que as áreas melhor conservadas na Amazônia são habitadas por comunidades indígenas, ribeirinhas e locais? Nesses locais, 70% dos produtos poderiam garantir a segurança alimentar da população mundial. 33% das florestas do planeta, ainda preservando 80% da biodiversidade mundial.
Ser um consumidor consciente não significa deixar de comprar, mas planejar suas compras consumindo o necessário, reutilizando e reciclando. Além de valorizar empresas que tenham ideias sustentáveis e que apoiem iniciativas de preservação da Amazônia. Fique sempre atento aos selos e certificados que atestam a origem do que você está consumindo.
Resíduos quando descartados em lixões, aterros, ruas, oceanos, florestas, rios ou qualquer outro local que não seja apropriado geram grandes impactos diretos ou indiretos ao ambiente.
Para que isso não aconteça, a reciclagem se torna uma excelente alternativa para o problema de resíduos sólidos urbanos.
Para os resíduos orgânicos, a compostagem caseira é a melhor solução. Pois, contribui com a diminuição dos impactos ambientais e a emissão de gás metano na atmosfera. Além disso, esta técnica ainda permite a geração do húmus. Um adubo natural que pode ser utilizado na agricultura, em jardins e plantas. Substituindo, assim, o uso de produtos químicos nocivos ao meio ambiente.
Já os materiais sólidos – como papel, plástico, metal e vidro – podem ser encaminhados para o processo de reciclagem. Este processo consiste em transformar um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características. Sendo assim, muito importante, pois reduz o impacto sobre o meio ambiente. Al´ém disso, traz benefícios para o planeta, tendo em vista que muitos materiais levam bastante tempo para se decompor na natureza. É, também, responsável pela diminuição da retirada de matéria-prima do ambiente, como na Amazônia. Gera economia de água e energia, reduz a disposição inadequada do lixo e conscientiza a população sobre a importância do descarte consciente.
A TNA Plast contribui com a sociedade, com a natureza e com a floresta amazônica, sendo sustentável em fontes renováveis, minimizando, desse modo, a utilização de recursos naturais. Todo material utilizado no processo de injeção é proveniente da reciclagem do plástico que seria descartado no meio ambiente. Evitando, assim, que sejam depositados no meio ambiente de maneira incorreta.
Conheça a nossa linha completa de produtos que auxiliam no descarte consciente: coleta seletiva de 50 litros, coleta seletiva de 60 litros, lixeira com pedal, carrinhos coletores, containers de lixo e cestos de lixo.
TNA PLAST – Estrada Masakasu Hayashida, n° 1.700, Galpão 2, Itapetinga, CEP: 12945-896 – Atibaia/SP
Ponto de referência:
Próximo ao KM 42,5 da Rodovia Fernão Dias “sentido MG” – “Entre o Frango Assado e o Spani Atacadista”