Aguarde, carregando...
Nos próximos dias, milhares de foliões começam a ir às ruas para curtir uma das festas mais tradicionais brasileiras, o Carnaval. Mas, será que é possível aproveitar a festa e ter atitudes mais sustentáveis sem prejudicar o meio ambiente? Sim, com escolhas mais conscientes é possível aproveitar, sem deixar a sustentabilidade de lado, aderindo o Carnaval Sustentável.
Confira 6 dicas que separamos para você curtir o feriado e ainda pensar no meio ambiente:
O glitter e a purpurina são indispensáveis no Carnaval, e colorem os foliões dos pés à cabeça durante os dias de festa. Entretanto, eles são fabricados em microplástico não reciclável, e causam impactos significativos à natureza, principalmente aos rios e aos oceanos.
Para um Carnaval Sustentável, opte pelo glitter e a purpurina biodegradáveis, produzidas com materiais naturais, como o pó de mica e gelatina vegetal.
E se durante a festa caia purpurina no seu corpo, use um lenço umedecido para retirá-la. Desse modo, você garante que o material não vá parar nos oceanos e prejudique a vida marinha.
O confete também é um material que traz muitos prejuízos ao meio ambiente, principalmente no Carnaval, onde o seu uso é frequente. Geralmente, o confete é feito com papel. Isso não seria um problema se a sua produção tivesse origem em materiais reciclados, o que normalmente não é. No entanto, ainda existem empresas que usam o celofane para a produção do confete. O celofane é um plástico não reciclável e pode virar um microplástico, trazendo ainda mais impactos ambientais.
Mas assim, como o glitter e a purpurina já existem no mercado versões fabricadas em material natural e com o menor impacto possível. Ainda é possível fazê-lo em casa, com flores, pétalas e folhas secas que já caíram das árvores. No Carnaval Sustentável, ele se torna essencial.
Opte por fantasias que não contém penas de animais, lantejoulas e plástico de modo geral. Isso porque elas podem se desfazer durante a folia e esses materiais nunca mais serão reutilizados ao caírem no meio ambiente. Desse modo, escolha fantasias mais resistentes e fabricadas em algodão.
O Carnaval é a época do ano que mais se produz lixo. Além de piorar a situação nos aterros sanitários, isso gera um alto custo extra de coleta para as prefeituras, pago com recursos públicos que poderiam ser investidos em outros setores. Desse modo, dê preferência a materiais que possam ser reutilizados e evite os descartáveis.
Já que estamos falando sobre lixo, quando descartado de maneira incorreta, ele pode parar nas estradas, rios e mares. Procure sempre uma lixeira ou um posto de recolhimento de resíduos para descartar os materiais.
No Carnaval Sustentável, separar é essencial. Portanto, separe garrafas, latinhas, copos plásticos e vidros para a coleta seletiva. A reciclagem economiza energia, conserva os recursos naturais e desenvolve a consciência ambiental na sociedade.
A TNA Plast conta com uma linha completa de produtos que auxiliam no descarte correto do lixo no Carnaval: Lixeiras Basculantes, Coleta Seletiva de 50 litros e Coleta Seletiva de 60 litros, Carrinhos Coletores e Containers.
TNA PLAST – Estrada Masakasu Hayashida, n° 1.700, Galpão 2, Itapetinga, CEP: 12945-896 – Atibaia/SP
Ponto de referência:
Próximo ao KM 42,5 da Rodovia Fernão Dias “sentido MG” – “Entre o Frango Assado e o Spani Atacadista”