Aguarde, carregando...
Os problemas ambientais, como a poluição do ar e dos oceanos, são provocados pelo consumo em massa e a falta de conscientização da população em relação ao descarte correto do lixo. Tomar decisões de consumo baseadas na análise do ciclo de vida do produto é uma das medidas para amezinhar esse quadro.
Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o ciclo de vida de um produto é o conjunto de todas as etapas que este passa para cumprir sua função na cadeia produtiva, Sendo elas: extração, transformação e produção da matéria-prima, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção, reciclagem e descarte final.
Uma sociedade bem desenvolvida deve levar em conta o ciclo de vida do plástico na gestão de todos os processos. A fim de reduzir os impactos ambientais. Porém a produção e uso gradual do plástico superou a capacidade da sociedade de gerenciá-lo de modo eficaz e sustentável até o fim de sua vida útil.
Ao longo das últimas décadas, a indústria do plástico está entre as que mais cresceram e ganharam relevância no mercado. Atualmente, materiais produzidos com plástico injetado, rotomoldado e outros processos são utilizados em quase todos os segmentos.
Apesar disso, a indústria do plástico se tornou alvo de questionamentos sobre seu impacto ambiental devido ao descarte de resíduos plásticos. Desse modo, se torna cada vez mais importante conhecer o ciclo de vida do plástico. Para assim encontrar formas de solucionar ou minimizar esse problema.
A matéria-prima do plástico é proveniente da extração do petróleo, carvão ou óleos vegetais. Após essa etapa, passa pelo processo de transformação que dá origem a um novo produto. Este pode ser tanto componente de outros materiais como também destinado ao consumidor final. Após sua utilização, esse plástico pode ter dois destinos: ser descartado no lixo ou encaminhado para reciclagem, que é menos prejudicial ao meio ambiente.
O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor na natureza. Portanto, promover ações que incentivem a reciclagem é fundamental para a indústria do plástico. Uma vez que a reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo do produto. Transformando um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características.
Esse processo não apenas traz ganhos significativos o planeta, como também aos resultados de uma empresa. Pois, ao reciclar o plástico a empresa não apenas auxilia na conservação dos recursos naturais, ela ainda economiza água e energia. Além disso, reduz as emissões de carbono na atmosfera e gera empregos.
Os produtos injetados da TNA Plast são fabricados a partir da matéria-prima reciclada. Plástico que quando não aproveitado, vai parar nos oceanos, lixões, aterros, ruas e bueiros.
Assim, mantemos o equilíbrio entre a sustentabilidade, o meio ambiente e o planeta. Conheça a nossa linha de produtos e escolha o ideal para você: lixeiras basculantes, lixeira papeleira, lixeira com pedal, coleta seletiva de 50 litros, coleta seletiva de 60 litros, carrinhos coletores, containers, cestos de lixo, pisos e estrados de plástico, pallets de plástico, pallets de contenção e carros cuba.
TNA PLAST – Estrada Masakasu Hayashida, n° 1.700, Galpão 2, Itapetinga, CEP: 12945-896 – Atibaia/SP
Ponto de referência:
Próximo ao KM 42,5 da Rodovia Fernão Dias “sentido MG” – “Entre o Frango Assado e o Spani Atacadista”