Aguarde, carregando...
O plástico é considerado uma das mais importantes invenções da humanidade, sendo matéria-prima de diversos produtos utilizados no dia-a-dia. A sua aplicabilidade é atestada pelo ciclo da reciclagem, que viabiliza o consumo sustentável, reduz os custos de produção e aumenta a eficiência, sem produzir impactos ambientais. Mas você sabe como é feita a reciclagem dos plásticos?
Basicamente, a reciclagem dos plásticos consiste em três processos: coleta e separação dos resíduos de acordo com o seu material; revalorização, na qual o material já separado passa pelo processo para que volte a ser matéria-prima; e transformação, no qual o material transformado em matéria-prima gera um novo produto.
Existem três maneiras de reciclar os plásticos, que geram diferentes produtos e benefícios. Sendo elas:
A reciclagem mecânica de plásticos é um dos métodos mais comuns realizados atualmente e consiste em transformar os plásticos pós-industrial e pós-consumo em pequenos grânulos, através do processo de moagem. Essas pequenas partículas podem ser utilizadas na fabricação de novos materiais plásticos.
O processo da reciclagem mecânica ocorre da seguinte maneira: o plástico é coletado por meio de associações de catadores, cooperativas e pela coleta municipal; em seguida, no processo de triagem, ocorre a separação dos diferentes tipos de plásticos e a limpeza retirando os restos de sujeira dos conteúdos. Por fim, o plástico granulado é produzido se transformando em matéria-prima para novos produtos.
A reciclagem química reprocessa o plástico para transformá-lo em materiais petroquímicos básicos, que servem de matéria-prima para a criação de produtos de alta qualidade. Entretanto, o modelo químico necessita de grandes quantidades de plástico para ser economicamente viável.
A reciclagem energética transforma através da incineração o plástico em energia térmica e elétrica, aproveitando o poder calorífico presente nos plásticos. Apesar desse tipo de reciclagem não ser realizada no Brasil, ela é muito utilizada no exterior, como na Europa.
Os plásticos são divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: Termoplásticos (podem ser reciclados) e termorrígidos (não derretem quando aquecidos, portanto, não podem ser reciclados).
Os termoplásticos são tipos de plásticos que podem ser reprocessados diversas vezes, pois quando aquecidos amolecem e são remoldados. Como por exemplo, as embalagens, sacolas de supermercado, garrafas PET e frascos de produtos de limpeza e higiene.
São termoplásticos: Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), Polietileno de Alta Densidade (PEAD), PVC, Poliestireno (OS), Polipropileno (PP), PET, Poliamidas (como o Nylon).
Os produtos injetados da TNA Plast são fabricados a partir da reciclagem mecânica do plástico, minimizando, dessa forma, a utilização de recursos naturais. Mantendo assim, o equilíbrio entre a sustentabilidade, o meio ambiente e o planeta.
Conheça nossa linha de produtos fabricados através do plástico reciclado: Pallets de Plástico, Pisos Plásticos, Estrados Plásticos, Caixas Plásticas, Carros Coletores, Lixeiras Papeleiras de 50 litros, Lixeiras Basculantes, Coleta Seletiva de 50 litros, Coleta Seletiva de 60 litros, Lixeiras com Pedal e Cestos de Lixo.
TNA PLAST – Estrada Masakasu Hayashida, n° 1.700, Galpão 2, Itapetinga, CEP: 12945-896 – Atibaia/SP
Ponto de referência:
Próximo ao KM 42,5 da Rodovia Fernão Dias “sentido MG” – “Entre o Frango Assado e o Spani Atacadista”