Aguarde, carregando...
Ao considerarmos o alto índice de urbanização que ocorre na maioria dos países, como por exemplo, no Brasil, onde mais de 80% da população já vive nos grandes centros urbanos, a limpeza urbana se torna cada vez mais importante.
Segundo o Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (ISLU), a cobertura deste serviço no Brasil foi de 76% em todo território, destes apenas 3,9% eram de materiais recicláveis. Um índice ainda pequeno considerando que grande parte dos materiais podem ser encaminhados para o processo de reciclagem, sendo transformados em um novo produto com as mesmas características sem o uso de recursos naturais. E a limpeza urbana se torna essencial no aumento desses índices.
A limpeza urbana faz parte dos serviços inseridos no saneamento básico, estando diretamente ligada a saúde pública e ambiental. Sendo assim, considerada um serviço essencial à população. Ela envolve diversas ações de manutenção de áreas públicas, como parques, praças, ruas, avenidas e praias.
Todos esses serviços tem o objetivo de deixar as cidades sempre limpas e seguras, prezando pelo bem-estar de seus moradores.
Muitas pessoas ainda acham que o serviço de limpeza urbana apenas é responsável pela varrição de ruas, praças, avenidas, mas é um trabalho que vai muito além. Apesar de a ação ser a principal tarefa do serviço, visto que é o responsável por recolher materiais como papéis e plásticos, não os deixando no meio ambiente, há outras atividades muito importantes realizadas para a manutenção dos locais públicos. Dentre elas temos:
A capina consiste em retirar a vegetação pela raiz para conter seu crescimento. Desse modo, é possível desobstruir os mecanismos de drenagem da água das chuvas e otimizar os espaços. Já a poda é a ação de aparar o mato baixo, arbustos e pequenas árvores. As duas técnicas são muito utilizadas em ruas sem asfalto, terrenos e nas margens de rios.
A limpeza urbana também consiste na manutenção das praias, ao recolher aquilo que foi descartado por banhista ou trazido pelo mar. Isso impede que mais materiais sejam depositados nos oceanos.
Nas feiras livres são comercializados alimentos, como frutas, legumes e verduras, que geram uma grande quantidade de resíduos. Portanto, é recomendado que ao terminar as feiras, realize a limpeza do local para a desobstrução da via e para encaminhar os resíduos de maneira adequada. Assim, evita-se a atração de animais e insetos vetores de doença, mantendo a cidade sempre limpa.
A limpeza e desobstrução destes são fundamentais para o funcionamento do sistema de drenagem. Tendo por objetivo garantir o escoamento das águas pluviais e impedir que materiais sólidos trazidos pelas chuvas sejam levados para ramais e galerias, deixando-os entupidos e com grandes chances de causar enchentes. Além de evitar transtornos que podem também prejudicar a saúde pública.
Você pode colaborar com o trabalho dos agentes de limpeza com pequenas ações no dia-a-dia:
– Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, terrenos, bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bueiros e pode provocar enchentes;
– No trânsito, respeite os cones de sinalização. Eles estão ali para proteger os agentes de limpeza, que estão trabalhando para deixar a cidade mais limpa e bonita;
– Respeite os dias e horários de coleta de lixo. Evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário, isso pode causar mau cheiro e a proliferação de transmissores de doenças;
– Embale corretamente seu lixo, em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado. Isso evita que elas se abram e espalhem o lixo nas vias públicas;
– Proteja o vidro e outros materiais cortantes (estiletes, pregos, lâminas, etc.) com material resistente antes de colocá-los na sacola e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o agente de limpeza, mesmo que ele esteja usando as luvas protetoras;
Para atender às necessidades das cidades, é essencial que o sistema de limpeza urbana esteja de acordo com as particularidades de cada região, considerando dados demográficos, sociais, econômicos e ambientais.
Costumeiramente, esses serviços são atribuídos às secretarias de serviços públicos ou de obras de cada município. Além disso, conta com a supervisão e gestão de técnicos capacitados. Além da utilização de materiais essenciais que auxiliam no processo de limpeza, como: Carrinhos Coletores, Lutocar e Lixeiras para Coleta Seletiva 50 litros.
A TNA Plast conta com uma linha especial de produtos que auxiliam na limpeza urbana das cidades. Conheça-os e escolha o melhor para a sua necessidade.
TNA PLAST – Estrada Masakasu Hayashida, n° 1.700, Galpão 2, Itapetinga, CEP: 12945-896 – Atibaia/SP
Ponto de referência:
Próximo ao KM 42,5 da Rodovia Fernão Dias “sentido MG” – “Entre o Frango Assado e o Spani Atacadista”